sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rumo à incompetência

Segundo Princípio de Peter, num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até o seu nível de incompetência ("In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence").

Como corolário desse princípio podemos afirmar que o mundo está sendo ocupado, aos poucos, e cada vez mais, por incompetentes.

Senão, vejamos.

Um profissional, como um professor, por exemplo, que se mostra muito competente como tal acaba, justamente por esse motivo, sendo promovido a coordenador. Se na nova função ele também demonstra habilidade e competência será novamente promovido e, desta vez, para o cargo de coordenador geral. Se também revelar competência será, com certeza, galgado ao cargo de Diretor e assim por diante. Caso não se mostre competente para o cargo que ocupa, não será mais promovido e, como a "despromoção" é inviável sob muitos aspectos, inclusive o legal (Leis Trabalhistas), o profissional será mantido no cargo - para o qual é incompetente - por um tempo até ser despedido ou nele permanecerá até sua aposentadoria por amparo legal ou porque a sua dispensa é tão custosa que mantê-lo é mais em conta.

O resultado de tudo isso é que cada vez mais os cargos mais altos das empresas são ocupados por maioria de incompetentes.

Moral da história: a competência conduz à incompetência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário