segunda-feira, 19 de março de 2012

De tanto ser enganado ...

Enquanto estava defronte a escola, na calçada, conversando com um dos funcionários, passou um transeunte com as vestimentas desgastadas mas, limpo! Meio sem jeito, ele me pediu uma ajuda em dinheiro porque estava precisando retirar a filha que estava internada no hospital e não dispunha de recursos para tal. A sua esposa estava lá no hospital, acompanhando-a. Além disso, disse-me que morava no Paraná e que se encontrava em Campinas porque a sua filhinha estava muito doente.
Enternecido pelo que me relatava, disse a ele que poderia ajudar mas que não estava disposto porque por muitas vezes havia sido enganado com a mesma fala ou algo parecido.
Na última vez, havia dado uma certa quantia em dinheiro para um pedinte e o vi, logo em seguida, comprando droga na praça. Disse-me ele, na ocasião, que estava com a filha doente e tinha que comprar remédio para ela. Justificação muito semelhante!!!!!!!!
Foi então que o transeunte disse que o que dizia era verdade e, de tanta convicção no que falava, acreditei e dei-lhe o que pediu, ou seja, R$ 25,00.
O funcionário que a tudo assistia, admirado pela quantia fora do comum dada a um pedinte, disse que estava jogando dinheiro fora.
No dia seguinte, entrou na escola aquele senhor acompanhado de uma senhora com uma criança recém-nascida nos braços. Eles vieram me agradecer pela ajuda e queriam me mostrar a filhinha.
Aquela cena me fez sentir feliz por não ter sido enganado e ao mesmo tempo realizado por ter sido um gesto que me fez mais humano.
Aproveitou para pedir mais uma ajuda para ir até a sua cidade no Paraná. Afirmou que já tinha ganhado dinheiro de outras pessoas e que estavam faltando R$ 30,00 para completar as passagens. Dei a ele esse dinheiro.
No final do ano, recebi na escola um cartão de Natal de Tibagi, PR. Era o Sr. Alcino me desejando Feliz Natal e agradecendo pela ajuda com dizeres extremamente fraternais e religiosos.
E pensar que havia desconfiado dele ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário