sábado, 12 de novembro de 2011

Mãe é mãe!

Foi em 1966, dia 04 de abril. Consultei o calendário para ver que dia da semana era! Uma segunda-feira.
No intervalo da aula, na "cantina" da Biologia, na Cidade Universitária, USP, S. Paulo, vi um recado afixado no quadro de aviso. Estavam procurando por um professor de Ciências para dar aula em turmas noturnas de Madureza, no Curso Madureza Santa Inês, no bairro da Liberdade. Como era de praxe, arranquei o aviso e o guardei no bolso. As aulas terminaram as 18h e 30min (a faculdade era período integral), peguei um ônibus e fui até lá. Atendeu-me o coordenador. Mostrei a ele o aviso que havia removido do mural. Observou e, sem falar mais nada, deu-me um giz e mandou-me entrar numa sala que estava sem professor.
A única coisa que me lembro dessa aula foi que o giz derreteu na minha mão. Naquela época o giz não tinha revestimento plástico como hoje.
Nesse dia, cheguei bem além da hora que costumeiramente chegava em casa. Naquela época ninguém tinha telefone, pois era coisa de gente rica, portanto, por causa disso não foi possível avisar minha "mami". Ela me esperou acordada, preocupada com o meu atraso.
Contei a ela que tinha passado numa escola e que havia dado aulas. Mostrei minha mão branca de giz.
Ela se emocionou com o meu relato, beijou-me e assim se encerrou aquele dia.
Passado algum tempo, ao chegar em casa, encontrei sobre a mesa da cozinha um bolo de fubá com erva-doce, que ADORO. Perguntei a minha mãe sobre o motivo daquele bolo. Foi então que ela me disse que naquele dia estava fazendo um ano que havia dado a primeira aula. Era 4 de abril de 1967.
De lá para cá, todos anos, enquanto viveu, ela me cumprimentava nesse dia. Era motivo de muito orgulho para ela ter um filho professor.
Quando completei 25 anos de profissão ela me mandou uma cesta de café da manhã. Desde que ela faleceu lembro-me mais dela do qualquer outra coisa no dia 4 de abril.
Graças a ela o dia em que dei a primeira aula se tornou para mim inesquecível porque, para ela, ele o foi com certeza.
Uma oincidência: DIA 4 DE ABRIL É ANIVERSÁRIO DA MINHA CIDADE NATAL, Marília, S.P.

3 comentários:

  1. Existem professores e Professores.
    Eu me orgulho muito de ter neste meu primo e em minha filha exemplos de Professores, daqueles com letra Maiúscula mesmo, como nosso país tanto necessita.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo privilégio de ter assistido suas aulas! atualmente está mais fácil ter bons alunos a bons professores.

    ResponderExcluir
  3. Nunca soube dessa história.Tio parabéns pela dedicação todos esses anos.

    ResponderExcluir