quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eppur si muove

Dizem que Galileu sussurou "eppur si muove" aos que se encontravam ao seu redor, depois de negar a sua teoria de que a Terra é que se movia em torno do Sol, perante o tribunal da inquisição em 1632, para se livrar da condenação à morte. Livrou-se dessa sentença mas foi condenado a prisão domiciliar pela heresia de contrariar a igreja que, na época, pregava que a Terra era o centro FIXO do Universo e que o Sol girava em torno dela.
Para os inquisitores, declarou que a sua teoria era totalmente errada e que a da igreja estava certa!
Eppur si muove, ou seja, "e, no entanto, ela se move", murmurado naquela situação, soa como uma declaração de inconformismo e rebeldia moderada para que os inquisitores não o ouvissem ou percebessem a sua atitude de não acatar passivamente o que a maioria do grupo pensava. Assim, demonstrava que aceitava as ordens das autoridades superiores com restrições veladas: "a Terra é o centro do Universo eppur si muove"!!!!!!
Essa conduta do Galileu nos lembra bastante a situação da criança arteira que obedece a ordem materna resmungando, ou seja, como se diz no ditado popular que bem explica a relação de tiranos ou ditadores com dominados: "o que você me pede rindo que eu não faça chorando!"

Um comentário:

  1. A rebeldia tem lá sua utilidade, então... só não conte lá em casa!!

    ResponderExcluir