segunda-feira, 4 de julho de 2011

Efeito do discurso

Costumeiramente, os articulistas dos jornais, rádios e blogueiros acusavam os discursos do ex-presidente Lula de populistas, com inverdades e extremamente enganosos, pois o que dizia não gozava de sustentação da realidade.
Decorrente desses comentários, Lula ficou consagrado como "bom discurseiro"! E com essa pecha conseguiu eleger a sua sucessora.
Disso tudo sobra uma pergunta: de que modo o discurso assume papel tão decisivo?
Essa pergunta me atormentou constantemente durante a última década, justamente por causa do Lula.
Assim preocupado, lendo o noticiário da FOLHA DE SÃO PAULO, refletindo sobre o assunto, conclui algo a respeito, conforme descrevo a seguir, expondo o que passo a pensar sobre "discursos políticos".
Aconteceu no debate na FOLHA DE SÃO PAULO, na qual o Prefeito Kassab, da cidade de São Paulo, deu nota 10 à sua administração, em 20 de junho de 2011.
Essa notícia saiu na primeira página da FOLHA, jornal de grande circulação nacional. Portanto, a FOLHA mostrou para o Brasil todo que o Sr. Kassab era nota 10 como prefeito.
Não encontrei no exemplar do jornal qualquer manifestação contrária a essa avaliação.
Se eu, por exemplo, moro em local distante de S Paulo, numa região qualquer do Nordeste brasileiro, com pouca ou nenhuma comunicação com a cidade de S Paulo, dou pleno crédito ao que o jornal divulgou porque acredito na seriedade dele.
A partir disso, começo a formatar um perfil do Sr. Kassab como o prefeito que todas as cidades gostariam de ter e, por consequência, projeto-o como governador e presidente capaz.
Se em campanha eleitoral ele aparece na minha cidade, vou ouví-lo e novamente estarei sob efeito do discurso com promessas grandiosas de um homem que se revelou realizador. Afinal, era o que estava escrito no jornal.
Não tenha dúvidas! Realimentando as minhas esperanças de um Brasil honesto, moralizado e sério, voto nele!
Garanto que serei muito criticado pelos paulistanos (paulistano é o habitante da cidade de S Paulo) porque frequento assiduamente a cidade de S Paulo e convivo com os problemas que ela tem e, afirmo com certeza, que a administração dele nada tem a ver com a nota 10! A nota 10 é só discurso, mas com grandes e vantajosos efeitos de crescimento político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário