segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trem bala impagável! (II)

O meu primeiro depoimento, ao inaugurar o blog, foi sobre a inviabilidade econômica do trem-bala brasileiro.
Nesse caso específico penso que estão levando a sério uma brincadeira autompromocional do governo Lula achando que ela iria se viabilizar do jeito que inicialmente foi proposta.
Estou hoje retomando o assunto porque foi publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO uma entrevista do Prof. Zhao Jian, especialista em ferrovias da Universidade de Transportes da China (caderno ECONOMIA, página B13).
Diz ele que o projeto não tem a menor viabilidade se aplicado do jeito que o governo projetou porque ele, o trem-bala, é altamente deficitário, por diversos motivos.
Um desses motivos é que a concentração e a densidade populacional são muito baixas; outro, é que a velocidade que estão propondo para o trem, de 300 km/h, tem o dobro de custo de construção e de manutenção dos que circulam a 200 km/h e o governo parece que quer o de 300 km/h ao custo do de 200 km/h.
Nessas condições, os participantes possíveis do leilão querem apenas construir a linha e vender equipamentos, deixando para o governo a operação da linha. Só assim o trem-bala sairá do papel.
Enquanto não se resolver esse impasse teremos mais suspensões de leilões!
José Serra, numa de suas entrevistas, qualificou Lula como "animador".
É o que aconteceu quando fez o discurso sobre o trem-bala aqui em Campinas, SP. Deixou-nos todos entusiasmados pelo que disse. Foi embora e nada mais aconteceu além dos sucessivos adiamentos do leilão do trem-bala. E está fazendo mais de ano ...

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