sábado, 30 de julho de 2011

OAB e a febre!

     Cada vez que sai um resultado negativo nos exames da OAB a história se repete. E não foi diferente nesse último que, para agravar, apresentou um dos resultados mais desastrosos da sua história com 90% de reprovação. Em função do número gigantesco de fracassados a repercussão, dessa vez, foi maior do que as anteriores.
     Os "reprovados"acusam a OAB de fazer um exame exageradamente difícil, impossível de se fazer como exigem; também acusam esse exame de inconstitucional; culpam a OAB de "proteção de mercado para os advogados ativos" evitando a entrada de novos; e outras denúncias inconsistentes contra a OAB. A horda dos que fizeram a prova gritou alto e bastante.
     Tive a oportunidade, certa vez, de tomar ciência do conteúdo de uma prova da OAB por meio de minha esposa que a fez. Pelo que percebi, a prova nada solicitava além daquilo que um advogado, no mínimo, deveria saber. Ela nada tinha que excedesse os limites razoáveis do exercício da profissão, ou seja, nada de desmedido.
     Aprovo tanto o exame da OAB que acho que deveria ser aplicado em todos os recém-formados de todas as profissões. Na realidade, o exame da OAB reduz intensamente o número de advogados picaretas no mercado. Digo que reduz porque, apesar dele, ainda temos um número representativo de advogados incompetentes no mercado. Se aplicado nas outras profissões teríamos, com certeza, médicos, engenheiros, professores, enfermeiros, analistas clínicos, arquitetos etc mais confiáveis.
     As críticas que fazem ao exame da OAB sempre terminam pela sugestão de sua eliminação definitiva. Íncriminá-lo pelos seus resultados seria o mesmo que acusar o termômetro pela febre do doente, ou seja, elimina-se o termômetro porque ele teve a petulância e a insensatez de motrar que a pessoa está com febre. Que sejam destruídos todos os termômetros! Ah!, não se esqueçam também de banir o exame da OAB!
     Que absurdo!

Um comentário:

  1. Quando terminei minha faculdade, de Administração de Empresas, levei meu então Diretor a loucura.O motivo foi eu ter afirmado que considerava que apenas 10% dos bacharelandos poderiam se considerar aptos a iniciarem a carreira de administradores.
    Portanto....Exame para todas as categorias profissionais!!!!!

    ResponderExcluir