quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Liang

Quando pós graduava em Biologia Aplicada à Agricultura, numa das disciplinas que cursava, tive dois colegas de sala que me deixaram boas lembranças: Liang, oriundo da China e Elfriede, da Alemanha. Ele, o chinês, fazia especialização, na ESALQ-USP, em produção agrícola e ela, a alemã, em paisagismo.
No primeiro dia de aula dessa disciplina, o professor distribuiu, para cada um da turma, composta por 11 alunos, entre eles eu, o chinês e a alemã, um tema para que preparássemos seminários a serem dados dois meses depois. Uma das recomendações que o professor nos passou foi a de que o preparo era individual, que cada um se encarregasse do seu.
Durante o intervalo dessa aula, na cantina do campus, enquanto tomávamos um cafezinho, troquei ideias com um colega sobre como desenvolver o tema. Além do colega, estava presente o chinês e o próprio professor. Fomos interrompidos pelo Liang que, espantado, nos perguntou com seu português impecável: O PROFESSOR NÃO DISSE QUE A PREPARAÇÃO TINHA DE SER INDIVIDUAL? Ele, meio assustado, perante o professor, nos fez esse questionamento e nós, mais surpresos ainda, ficamos tão sem jeito que nada respondemos. Que diferença cultural!?
Passado um mês de aula, veio o dia da prova. O professor distribuiu as provas para os alunos e cada um se concentrou nela e assim o tempo passava quando, causando surpresa geral, o Liang, preocupado com o professor sem fazer absolutamente nada na sala, perguntou: POR QUE O SENHOR PERMANECE AQUI NA SALA? Todos, é claro, fomos pegos de surpresa com a dúvida e o professor também estava entre os "todos"!!!!! Que diferença cultural!?!?
Na segunda prova aplicada, um mês depois, o professor não ficou na sala.
Acredite, com a presença do chinês, agora nosso grande amigo, ficamos todos constrangidos em trocar ideias sobre as questões. Ficamos com vergonha de "trocar informações sobre os problemas" porque "cola" propriamente dita é inadminissível na pós graduação. Procedemos naquela prova como se o professor estivesse a nossa frente, nos vigiando atentamente. Foi uma lição inesquecível!!!!!! Dada por diferença cultural!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário