domingo, 16 de outubro de 2011

Tolerar ou não!

O que escrevo tem como base o artigo de Renato Lessa em CIÊNCIA HOJE, vol. 47, pág. 281, maio de 2011, intitulado "A Visibilidade do Abjeto", na secção "sobre humanos".

Respeitando as liberdades individuais, como prega a nossa democracia, que dá amparo legal às minorias, nos colocamos diante de uma discussão polêmica sobre tolerar ou não o intolerante.
Afinal, o intolerante faz parte de uma minoria que, de acordo com os nossos princípios democráticos, devem ser tolerados. Ou não?
Vamos pensar melhor sobre o assunto!
Não tolerar o intolerante é contrário aos princípios da liberdade individual e que a nossa democracia tanto defende e, ao mesmo tempo, nos torna INTOLERANTE aos INTOLERANTES. Portanto, não tolerar os intolerantes nos iguala a eles, pois combatemos a intolerância sendo intolerantes!!!! Muito estranho!
Por outro lado, sendo tolerantes, como a nossa democracia proclama, com os intolerantes, estaremos reconhecendo como autêntico, ou melhor, legitimando, o que os intolerantes praticam contra os que não toleram.
Caímos numa sinuca de bico, ou melhor, como se diz em ditado popular, "se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come".Coisas da democracia! Ou não?!
Paro por aqui. O autor do artigo, Renato Lessa, foi mais longe.
E, por final, parabenizo Renato Lessa pelo seu artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário